domingo, 29 de agosto de 2010

Bienal do Livro!

Ola Leitores, Peço-lhes muitas desculpas por estar sem postar a muuuuuito tempo, mas venho com material de grande repercurção.
A Bienal do Livro e a Cultura no Brasil

A Bienal do Livro, exposição de cultura com fins lucrativos. Exposição de um dos maiores meios de transmissão de cultura, missigenação de estilos entre outras caracteristicas, que fazem dos livros um universo diferente, mas nem todos tem acesso a esse universo.
Tem em um só lugar muitos estilos diferentes, muitas culturas diferentes, escolas literarias diferentes. Pena que não são todos que tem acesso a essa cultura, pois temos uma politica que valoriza a ignorância de seu povo, transformando-os em massa de manobra e termos eleições rídiculas como as que estão ocorrendo. Ainda tem o fato dessa cultura ser comercializavél, quem possui maior poder aquisitivo possui maior cultura. Outro fato muito deprimente é o poder das editoras de lançar somente o que está na moda, o único interesse é o que vai vender mais o que trará o maior lucro.
As pessoas tem sua parcela de culpa nesse ciclo vicioso de alienação e de valorização dos valores materiais, deixando de lado o que realmente terá valor na sua vida, que é tudo que aprendeu e toda a cultura obtida seja ela por livros, conversas, jornais, revistas entre os muitos meios de mídia. Essas pessoas se acostumam a viver uma vida mediocre sem correr atras da cultura esperando ela bater à porta, sem mesmo ter o interesse de ver como é o ambiente, a diferença entra estar la e ir à uma livraria, pois la você tem contato com autores, pessoas de renome do meio cultural dos livros.
Alternativas seriam a nova tendencia crescente, ebooks, eles estão tomando conta por sua facilidade de obtenção e de leitura, levando em consideração o fato do mercado de celulares estar em constante crescimento e a internet ser o meio mais acessado no mundo. Poderia se consientizar a população do valor de ler um livro, da condição para eles irem a uma exposição do nivel Bienal do Livro.

Nenhum comentário: