sábado, 10 de julho de 2010

Boa Noite!
http://aideiadenaoterideia.files.wordpress.com/2009/03/20080617_midia-livre3.jpg

Oi, meu nome é Persephone (bom, na verdade é meu apelido, mas foda-se eu gosto dele ^^), sou a namorada do Lipe e ele me pediu para escrever sobre a mídia.
Eu não vou fingir que gosto da mídia, por que eu não gosto. Sim, é uma coisa que está no nosso dia-a-dia, e sim, eu não vejo o mundo moderno sem ela, mas em si está pequena palavrinha inocente representa a maior manipuladora de massa que já se existiu. Pense em qualquer coisa que está na moda hoje em dia, ela foi, ou é estimulada na mídia. Eu não gosto da ideia de ser controlada, logo eu não gosto da mídia.

E engana-se quem pensa que a mídia produz coisas, estilos ou pessoas. A mídia pega o que está à sua margem, entende que é isso poderia agradar a massa no momento, e coloca essa coisa, esse estilo ou essa pessoa em evidencia, enquanto que automaticamente descarta o que estava em evidencia anteriormente. O maior e melhor exemplo disso, está provavelmente bem perto de você agora. Atire a primeira pedra quem não tem uma televisão pelo menos á 5 metros de qualquer direção sua. Bom, eu tenho. A ‘caixa dos sonhos’ como algumas pessoas à chamavam quando foi criada, te mostra o que eles acham que te convém. Mostra o que as pessoas ‘poderosas’ esperam que esteja infiltrado na sua linda cabecinha. E o que seria? Sexo, consumismo, violência, e humor barato. Cultura? Pra que?!

A televisão não é de forma alguma a único meio que a mídia usa. Revistas (que eu mesma li com avidez durante tempo demais da minha vida, e que não tinham uma linha que não fosse escrita sobre relacionamento adolescente, ou garotos), rádio, e mesmo a internet (porque não colocar o dedo em minha própria ferida? Rs) também são grandes alvos da mídia, mas eu considero a televisão como a maior vertente, por ser um dos meios mais acessíveis para a população em geral.

Eu não acho que gostar de Gugu ou Faustão seja saudável para qualquer pessoa com o mínimo de Q.I., mas também não acho nenhum crime. Cada um coloca no seu cérebro a informação (ou a falta dela) que quiser. Acho sim, um crime á sua inteligência o que estes programas trazem como atração. Mas idai, às vezes qualquer ser humano precisa relaxar vendo algo idiota, ter momentos Hommer Simpsom é natural para todo mundo.

Pra mim, o não saudável é ser empurrado de um lado para o outro pelo que a mídia lhe mostra, como um barquinho na maré alta. É gostar hoje do cantor A, porque ele esta em todas as emissoras, e amanhã gostar de cantor B pelo mesmo motivo. Ser livre é pensar sozinho.

Post feito pela minha namorada como citado, espero que gostem e como sempre críticas comente.

Nenhum comentário: